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COMENTÁRIO:

  

 

 

 

E 2017 ?

                        A empresa como um sistema aberto, recebe constantemente influências do seu ambiente interno e também do seu ambiente externo. No seu ambiente interno, temos o recrutamento de pessoal, gestão de pessoal, condições de trabalho, situação financeira e situação econômica. Neste ambiente, prioriza-se a uniformidade, controles internos que tragam seguranças as informações obtidas e que serão levadas a cada fase de produção, acabamento e vendas. Neste sistema interno a harmonia entre os Departamentos, origina produtos agradáveis, sendo então qualificados, pois houve ordenamento na sua elaboração.

                        No seu ambiente externo, temos os concorrentes, a sazonalidade, a política econômica, tecnologia e suas alterações, Sindicatos, fornecedores e consumidores. Neste ambiente estuda-se o produto, sua utilidade ou tempo de vida útil, sua aceitação no mercado, preços e prazos de entrega, transportes, combustíveis, estradas, o público alvo e quais consumidores deseja alcançar. Temos também neste ambiente a política econômica, que se sadia terá influência positiva no mercado, facilitando desde as compras de mercadorias ou matérias – primas até a sua produção final e vendas, pois quando o governo trabalha com honestidade, suas decisões e ações são desenvolvimentistas, originando a disponibilização de crédito, juros acessíveis, elevado índice de emprego, mais instituições de ensino, escolas e universidades, resultando numa boa qualificação profissional, produção em alta e também forte incide de vendas.

 

Assim sendo temos que vigiar e orar. Sim temos de estar alertas, com referência aos custos e despesas da organização, em cada fase da produção. O processo é contínuo, não podemos deixar de estar sempre observando e estudando meios para a redução de gastos na organização. Pois na empresa teremos, água, luz, telefone, internet, máquinas e equipamentos. Onde poderemos estudar a implantação da luz solar, aproveitamento da água da chuva, planos telefônicos, além do tempo de vida útil das máquinas e equipamentos. A gestão de pessoal é imprescindível, para a harmonização da empresa, pois “mente sã, corpo são”. E isto só vem com o nosso manual de vida diário, a Bíblia, base de todo o corpo e espírito, onde a partir da leitura do evangelho cotidiano, conheceremos um a um os colaboradores da empresa, pois Deus está agindo em cada um, visto que onde há conhecimento, há fé e onde há fé, há harmonia e vida saudável. E o Reino de Deus inserido no coração de cada colaborador, trará a luz eterna, harmonizando todo o ambiente de trabalho.

                        Lembramos os mais necessitados, aqueles carentes de crédito, de apoio moral e espiritual, a fim de se converterem definitivamente ao Reino de Deus, pois encontram-se em fase de recuperação, são os ex-detentos, os alcoólatras, as pessoas com Alzheimer, que necessitam de uma palavra amiga, da palavra de Deus, do amor ao próximo. Assim teremos uma instituição saudável, equilibrada, cheia de amor e de vontade, onde todos trabalham por uma só causa a humanidade, carinho e respeito para com o próximo, para com os seus clientes, através da elaboração de produtos e serviços, trabalhados, personalizados, onde Deus é o centro, priorizando a perenidade da organização, pois Deus é eterno e ele está dentro de nós.

                      Que neste ano novo que se aproxima sejamos assim vigilantes e orantes, perseverantes, inovadores, repletos de amor, de vontade e de caridade. Onde cada instituição empresarial, respeite a família, base para um bom empreendimento, pois é na família que encontramos a rocha firme que é a palavra do Pai do Céu, onde vem as enchentes, as chuvas, o vento deram sobre esta família, mais ela não se despedaça, pois foi construída sob a palavra de Deus. Que a partir da família, façamos um novo Brasil, um Pais honesto, crente, onde os seus dirigentes visam o bem comum, onde todos trabalhem com garra, onde tenhamos a paz do Céu, a alegria de estar em Deus, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém!

2016 E O CARÁTER HUMANITÁRIO NAS INSTITUIÇÕES.

                2016 está gerando muitas expectativas, pois neste final de 2015 origina-se de forma clara o que irá ser transportado para 2016: o impeachment da Presidenta, juros altos, indicando estagnação de mercado, inflação a patamares maiores do que o de costume, dificultando o consumo, exigindo redução de custos e um maior controle do fluxo de caixa dos empreendedores, além de  mais investimentos nas pessoas. E é nessa expectativa que iremos trabalhar o caráter humanitário nas instituições.

                   Nós temos que procurar agir com mais honestidade nos nossos negócios, procurar pesquisar mais, orar mais e ser mais amigável. Todo empreendimento tem a necessidade de controles internos e também de colaboradores que despertem confiança, que sejam pessoas de fé e que demonstrem perseverança em suas ações. No seu recrutamento, o departamento de recursos humanos, tem que procurar conhecer o seu futuro colaborador, por onde ele passou, função ou funções exercidas, seu comportamento, causa de afastamento, conhecer sua família, se é problemática, se as suas saídas das empresas ou instituições foram suspeitas, se a família tem conhecimento da sua vida funcional e profissional, se está em processo de mudança interior ou se pretende mudar. Sua vida fora da empresa, o que faz, se solteiro ou casado, casa própria ou alugada, se exerce ou  exercita sua vida em Deus, se frequenta algum tipo de grupo de oração, se reúne com amigos e familiares para ler a Bíblia Sagrada, se consome bebida alcoólica, se fuma, e se esse processo de recuperação, pretende-se iniciar na sua admissão na empresa. Dependendo do porte da empresa, esta deverá ter em seu departamento de recursos humanos um trabalho voltado para a recuperação de pessoas, daquelas que demonstrem boa vontade em sair daquele comportamento inadequado, onde especificamente suas obrigações laborais são afetadas negativamente. Este departamento também acolherá pessoas oriundas de todo o tipo de drogas e até ex- presidiários, que demonstrem perseverança em suas ações no reingresso à sociedade. A empresa irá exigir um comportamento adequado de acordo com o seu sistema organizacional, que requer: seriedade, serenidade, religiosidade, família e ausência de vícios, onde eles serão postos em experiência e suas ações dentro e fora da empresa serão acompanhadas, através de relatórios semanais, sobre o seu comportamento dentro da empresa e fora dela. Além de formulários onde o colaborador preenche identificando suas ações, essas identificações serão comprovadas através da autenticidade delas, por acompanhamento presencial.

               Esse trabalho humanitário visa fornecer à instituição este caráter de caridade e humanidade que todo homem requer, pois é assim a natureza divina, que é o nosso seguimento e essa natureza é repassada da pessoa física, todos aqueles que compõem a instituição, para a pessoa jurídica. Assim pretende-se que com esse sentido humanitário, haja maior ênfase e dedicação ao trabalho, pois este guiado pela natureza divina, por Deus, onde todos unanimemente têm um só objetivo, Deus, através da eficiência e eficácia nas suas ações, produzirá mais produtos e serviços de qualidade incontestáveis, pois os seus produtos e serviços serão produzidos com bastante amor e zelo, eliminando muitas falhas originadas num processo mecanizado. Esta índole caridosa é bastante ampla, pois ela monitora continuamente o seu pessoal, indistintamente, visto que todos serão monitorados, entre eles, verificando o seu ritmo de vida, funcional, pessoal e familiar. Lembrando Mt 20,26-28, onde nosso Senhor Jesus Cristo diz:”... quem quiser ser importante que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.”

                    No início de cada expediente todos se reunirão no pátio, dependendo do número de colaboradores, para a benção de nosso Senhor Jesus cristo e também no final do expediente. Este caráter humanitário nas instituições reduzirá drasticamente a insatisfação laboral, o número de rescisões de contrato de trabalho, pois a caridade trás a boa vontade, trás Deus no coração de cada um que faz parte da organização, é o Espírito Santo de Deus, trazendo harmonia e paz, neste ambiente de natureza divina. Todos os colaboradores visam um só objetivo a índole humanitária que é entranhada no processo produtivo, fornecendo qualidade e comodidade aos adquirentes dos produtos ou dos serviços.

Feliz 2016!        

FELIZ ANO NOVO! (2016)

                                   Estamos na porta de um novo ano, que esperamos deste ano novo? o mesmo do que passou? não podemos pensar assim, temos que procurar fazer algo, temos que tentar algo diferente, temos que pesquisar, procurar algo para inovar, algo que diga eu estou aqui, eu não me fui. Temos que planejar traçar metas para esse novo ano de 2016, temos que prepará-lo, verificando o que ocorreu em 2015, o que foi planejado e não ocorreu, a fim de que neste ano de 2016, possamos alcançar o planejado. E também, estarmos preparados para que as mudanças que planejamos, não nos pegue de surpresa caso não sejam efetivadas ou não sejam alcançadas.

                                   Você empresário tem que focar o seu pessoal, ter cuidado ao recrutá-lo, estudá-lo a fim de que a função que irá exercer não seja incompatível com o seu caráter, exigir além da experiência, estudo mais profundo sobre a sua pretensão na função selecionada. Solicitar mais participação de seus colaboradores no desempenho da empresa, apresentando sugestões, além da sua participação no resultado do empreendimento, de acordo com o seu grau de participação. Procurar manter seu pessoal atualizado, conhecedor da origem de seus produtos, além do atendimento, cuidar do seu irmão, colega de trabalho, ajudá-lo, participar, procurar acolher a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo que diz: aquele que quiser ser líder, que seja o escravo (Mt 20,27). Sim, todos por uma só causa o desenvolvimento da empresa, sem distinção de função, manter-se sempre calmos e pacientes. Na frente de clientes: não reclamar, não falar em voz alta, chamar seu colega e irmão à parte e comunicá-lo algo que ele se equivocou e após anotar para expor na reunião do dia. Elaborar um pequeno regimento da empresa, contendo o que ela espera de seus colaboradores, qual o seu objetivo, quais os métodos usados para alcançar as metas traçadas, como cada colaborador deve desempenhar sua função, sua área comportamental que será acompanhada diariamente através de reuniões. Conhecer também seus colaboradores fora da empresa, sua família e seu social. Conceder a cada um a bíblia o nosso manual de vida concedido pelo Pai do Céu nosso criador e semanalmente solicitar uma discussão sobre um evangelho, respeitando a religião de cada um, contanto que o objetivo seja um só nosso Senhor Jesus Cristo.

                                   O empresário tem que estar atento em todas as áreas da sua empresa: financeira, tributária, compras e vendas. A necessidade de prever suas disponibilidades, caixa e bancos e seus gastos, elaborar um planejamento tributário, forma de tributação, doações e incentivos fiscais, mais negociações na área de compras e vendas. Planejar a conquista de novos mercados, através de novas atividades, elaborar um pequeno plano de negócios, contendo estudo de mercado, o meio ambiente, a economia, a fim de buscar a viabilidade desse novo empreendimento. Comunicar-se com sua clientela, ser aberto, mostrar, divulgar seus produtos, fazer-se conhecer, o que esses produtos irão trazer de novo para as pessoas que o adquirirem, sua utilidade, prazo de vida útil, sua facilidade operacional, o que irá fornecer na saúde física e mental. Portanto será um produto que irá engrandecer o meio ambiente daquele que o adquiriu e alastrando-se por suas vizinhanças, em virtude do prazer que esse produto fornecerá. Teremos então: facilidade operacional, durabilidade, bom gosto, sabor, visual, objetivo definido e alcançado.

                                   A inovação tem como premissa as pequenas coisas: manter sempre limpo o ambiente de trabalho, a abertura e maior comunicação com seus clientes, a conquista de novos mercados, acolher a palavra de Deus, regimento interno com objetivos e metas claros, exigir participação dos colaboradores com ideias e sugestões, traçar metas a curto médio e longo prazo, manter-se paciente e perseverante.

                                   Que Deus abençoe você!    

PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE AUDITORIA INTERNA:

Auditoria: Toda empresa necessita de um auditor interno, que visa apreciar e examinar de forma minuciosa a situação financeira e econômica da entidade. Essa auditoria interna estende-se aos diversos setores da empresa: compras, vendas, caixa, tesouraria, serviços, recursos humanos, analisando detalhadamente seus controles internos, assegurando assim uma gestão sadia e eficaz. O Auditor interno necessita de total liberdade e desenvoltura, pois visa objetivamente deixar a empresa leve em todos os seus aspectos, por isso a Auditoria é composta de técnicos que visam continuamente apresentar relatórios sobre cada setor empresarial de forma descentralizada e uniforme, sempre focalizando suas feridas e apresentando soluções eficazes para bani-las. Salienta-se que a Auditoria Interna faz parte da organização, portanto é um ato perene, ela é ostensiva, comprometedora, dos seus trabalhos, derivam  relatórios que visam sempre a melhoria da organização em todos os seus aspectos, econômico, financeiro e humano.                

GERENCIAMENTO


Apesar do nosso País ser um dos mais empreendedores do planeta, o índice de mortalidade de empresas por aqui é bastante alto.

De acordo com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e a Pequenas Empresas, a taxa de mortalidade de empresas criadas, com até 02(dois) anos é de 49,4%. Até 03(três) anos é de 56,4% e até 04(quatro) anos é de 59,9%. “Nos Países desenvolvidos, esta taxa chega à no máximo, 20% nos dois primeiros anos e a 40%, se considerarmos um período de 04 anos”.
Esta alta taxa de mortalidade de empreendimentos em nosso país deve-se a falta de planejamento (PLANO DE NEGÓCIOS), pois não há um estudo prévio sobre a viabilidade do seu empreendimento, mercado em que ele irá atuar, sua localização, seus concorrentes, sua clientela, seus custos, resultado operacional, prazo e taxa de retorno do investimento, além da falta de conhecimento sobre gestão empresarial, gerando descontrole no fluxo de caixa e alta taxa de endividamento.
Nota-se também que os empreendedores não procuram profissionais qualificados a fim de acompanhar sua gestão, onde possam ser recolhidos dados sobre sua empresa para estudo da viabilidade operacional do seu empreendimento no mercado em que atua.
Portanto, todo e qualquer empreendedor que ao procurar constituir uma empresa necessita de estudo prévio sobre gestão empresarial, a fim de conhecer o funcionamento de uma empresa, seu setor de compras, caixa, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, custos, resultado operacional e pessoal. Além disso, torna-se necessário solicitar acompanhamento de profissional qualificado em gestão, pois esta falta de assessoria qualificada onde irá ter um acompanhamento contínuo do seu negócio também leva ao descontrole gerencial, podendo levar à ruína.
Assim sendo, GERENCIAR é isso, ter seu empreendimento sob seu controle, conhecê-lo, mantê-lo em ordem, abrindo suas portas para um presente sadio e um futuro bem próspero.

 Em outubro de 2007 dados de pesquisas feitas pelo SEBRAE apontam para redução da taxa de mortalidade  para 22%, com empresas até 02(dois) anos de vida. Isto significa que está havendo assimilação do que é gestão empresarial.

 

Auditório interna - um instrumento de gestão empresarial.

 

 GESTÃO EMPRESARIAL(PLANO DE NEGÓCIOS) – Implícita no mercado empreendedor, ainda existem empreendedores, proprietários de micro e pequenas empresas que desconhecem este termo “GESTÃO EMPRESARIAL!” e é aí onde reside o problema, pois investir num micro, pequeno ou grande negócio ou se tornar um empreendedor é necessário que se tenha pelo menos conhecimento básico de gestão empresarial, a fim de poder gerenciar seu empreendimento. A gestão empresarial, abrange desde recrutamento de pessoal até o alto cargo de poder diretivo(recursos humanos), controle do resultado financeiro(estimativa da capacidade de endividamento) e econômico (custo da produção ou custo das mercadorias vendidas(estimativas, previsões – resultado econômico).
O não conhecimento básico nesta área leva o empreendimento a resultados não desejados ou insatisfatórios.
O empreendedor que possui um determinado capital, próprio ou de terceiros e que tenha em mente uma atividade que empiricamente poderia trazer um bom retorno do capital investido, tem que providenciar um plano de negócios, a fim de conhecer o valor do seu investimento, viabilidade, prazo e taxa de retorno. No plano de negócios deverá conter desde o nome designado ao negócio, como também conhecer prováveis clientes, concorrentes, fornecedores, custo fixo(máquinas e instalações), custo variável(mão de obra), previsão de vendas, conhecendo assim o resultado econômico (receitas menos os custos e despesas) e a elaboração do fluxo de caixa, obtendo o resultado financeiro.
Aí sim de posse desse plano de negócios o empreendedor poderá tomar decisões seguras.
Dentro da organização empresarial notamos que existem vários empreendimentos com problemas de gestão. Como exemplos, temos: Centralização de funções, pois quando a empresa tem uma boa evolução de vendas, não existe delegação de poderes por parte do administrador(proprietário da empresa), principalmente o administrador da micro e pequena empresa, pois ele tem  receio de perder o controle do seu empreendimento e esta visão faz com que a centralização de funções seja prejudicial à rentabilidade do empreendimento, pois ele irá se tornar estático, não há criação de ideias, sugestões, os controles internos tornam-se insuficientes, vulneráveis, pois não há um acompanhamento adequado.

O recrutamento de pessoal é também um fator em destaque dentro do micro e pequeno negócio, pois não há critérios e na maioria das vezes o funcionário desempenha função que não tem nada a ver com ele, trazendo resultados negativos para a organização e rodízios freqüentes. Exemplo: funcionário que exerce a função de caixa, entretanto, o seu desempenho seria mais bem aproveitado como conferente no depósito de mercadorias e assim por diante.
Assim sendo critérios para o recrutamento de pessoal é essencial para a organização. Além também de promover dentro da empresa cursos de atualização de conhecimentos, trazendo benefícios satisfatórios. Desta maneira a empresa tornar-se-á competitiva, obtendo resultados, muitas das vezes inesperados, pois funcionários adequados, conhecedores de seus valores, trarão novas ideias e sugestões, fazendo o diferencial.
A implantação de sistemas e controles internos requer acompanhamento, a fim de que obtenha os resultados e objetivos desejados, pois caso não haja esse acompanhamento irão se tornar vulneráveis.
O objetivo da auditoria interna é esta, voltada para a administração como um todo, apontando falhas e apresentando soluções e também apontando suas virtudes. Só assim seu empreendimento irá obter os resultados satisfatórios e abocanhar cada vez mais uma fatia deste mercado competitivo, pois a uniformidade dentro da organização é fator preponderante para o sucesso empresarial.

 

A COMUNICAÇÃO
             

                                         GERENCIAMENTO
         Nós sabemos que dependemos dos nossos clientes e é tão satisfatório quando o cliente lembra da gente. E para que a gente se mantenha no mercado é necessário conhecermos nossa clientela, para tanto a abertura de fichas de clientes é essencial. Assim, sempre durante o chamado torna-se necessário abrirmos uma ficha com todos os dados possíveis da pessoa que solicitou nossos serviços ou o produto que revendemos a fim de conhecermos suas necessidades. Nesta ficha tem que conter nome, endereço, telefone, local de trabalho, se é casado ou solteiro, pessoas da família, quantidade de filhos, aos poucos nós temos que nos familiarizar com as pessoas que negociamos, a aproximação é essencial, pois é a partir deste conhecimento que vamos adaptando nosso negócio a fim de provocar mais e mais aceitação dos nossos serviços e do nosso comércio.

         Esta aproximação se dar também com o nosso conhecimento sobre os serviços que prestamos e comercializamos. Temos que ter vasto conhecimento sobre os serviços que oferecemos a fim de que o serviço seja bem efetuado, fornecendo prazer a quem vai usufruir deles e também vasto conhecimento sobre os produtos que comercializamos a fim de passar para nossa clientela, fazendo com que haja a adequação necessária entre a mercadoria e o cliente e entre o cliente e a mercadoria, resultando no prazer em usar este ou aquele produto.

         O conhecimento é adquirido através de cursos, revistas especializadas, folhetos e catálogos de empresas, pesquisas na internet e parcerias com fornecedores, solicitando explicações detalhadas sobre o produto desde a matéria – prima utilizada até a fase de acabamento.

         Uma outra questão que está sendo bastante observada é o meio ambiente. Temos que solicitar dos fornecedores relatório de como se adquiri a matéria-prima a fim de que possamos repassar estas informações às pessoas que solicitam nossos serviços e produtos.

         Portanto, para que possamos nos firmar no mercado é necessário prezarmos pelo bom atendimento e aos poucos conhecimento profundo das pessoas físicas e jurídicas que nos procuram, solicitar dessas pessoas, email, site, MSN, blogs, twitter, para que nos relacionemos sempre, aproximando-se cada vez mais, familiarizando-se.

         A comunicação é imprescindível vá aproximando-se, familiarizando-se, sentindo suas necessidades, solicitando sugestões, conversando.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:

Temos que realizar estudos sobre as várias formas de tributação seguintes, a fim de conhecê-las e implantá-las com o objetivo de obter a menor carga tributária possível.

Vejamos:
. Apuração de tributos através do LUCRO REAL;
. idem LUCRO PRESUMIDO;
. idem SIMPLES NACIONAL;
. Benefícios Regionais, com o é o caso da Zona Franca de Manaus e também de outras Federações;

. Benefícios fiscais, garantidos pela Constituição Federal é o caso do impedimento do imposto sobre exportação de mercadorias e algumas atividades;

. incentivos fiscais:

   - incentivos a inovação tecnológica, lei no 10.973/2004, lei 11.196/2005, denominada de lei do bem, lei no 11.488/2007, incentivos de Desenvolvimento da Infraestrutura.

   - Do imposto de renda devido:  lei no 8.313/1991, parcela do IRPJ de incentivo a cultura, lei no 11.438/2006, parcela do IRPJ a incentivo de atividades esportivas, lei no 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, lei no 6.321/1975, Programa de Alimentação do Trabalhador.

- ver lei 9.249/1995, art 13o §2º

 

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